sábado, 27 de dezembro de 2014

Troca de Natal (II)

Estou em falta. 
Queria publicar este post imediatamente a seguir à revelação da Ana, mas foi impossível. Houve toda a preparação do Natal cá em casa, o facto de trabalhar no dia 23, as compras do dia 24, a organização do jantar de 24 e do almoço de 25 para toda a família e para piorar, o marido apanha uma gripe que o leva literalmente à cama, com direito a procura de farmácias de serviço no dia de Natal  e urgência no centro de saúde no dia 26. Agora que as coisas já estão a normalizar vamos lá actualizar as novidades.

A troca de Natal foi uma agradável surpresa. Não publiquei nada antes, mas estava ansiosa para o fazer. A prendinha foi pensada desde o primeiro momento pois gosto de objectos que se adaptem a diferentes situações. 

Pensei então, numa grinalda/guirlanda para a porta, para ornamentar uma mesa de apoio, para colocar na parede, como centro de mesa, para a árvore de Natal.... o que quisermos. Quando já estava terminada surgiu a ideia de fazer um taleigo para guardar as decorações mais pequenas de Natal e a escolha do tecido recaiu no linho comprado em Mondim de Basto (ainda produzido pelas técnicas artesanais), com uma aplicação de Natal que recortei de outro tecido.

Adorei participar. Venham mais desafios destes.

Continuação de BOAS FESTAS!

O taleigo de linho

Como centro de mesa

A ornamentar a mesa

Na porta da rua


Na parede

Guardado até ao próximo ano

Pronto a seguir para o correio

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Troca de Natal

Este ano participei pela primeira vez numa troca de Natal. Foi com muito entusiasmo que comecei a idealizar a prenda que ía fazer e só estou à espera da confirmação que foi recebida, para colocar aqui as fotos.

Mas hoje, as atenções estão viradas para a prenda que eu recebi. Só consegui ir levantá-la no dia 12 e parecia uma criança em véspera de Natal. Às 9h estava à porta dos correios e quando cheguei ao emprego tive que espreitar. No entanto, o momento alto, só foi em casa pois a filhota queria ajudar a abrir. 

Adoramos o que nos calhou e começamos logo a imaginar onde a iríamos colocar. Gosto de objectos que tenham várias funções e que possam ser adaptados consoante a decoração ou mesmo a nossa disposição.

Assim, vejam a sorte que eu tive. 

Obrigada Ana Amaro. ADOREI!!!

Penduradas na nossa árvore de Natal

No corredor a fazerem companhia aos bonecos de Natal

Na porta da sala

Com velas a iluminar o presépio


sábado, 6 de dezembro de 2014

Iluminação de Natal em Lisboa

É incrível como o que nos é transmitido em criança, conscientemente ou não, nos molda pela vida fora. Os rituais que existiam e que na altura não atribuíamos importância, mais tarde estamos nós a fazê-los, levando desta vez os nossos filhos. 

São muitos os exemplos, como o levar a minha filha aos tecidos Vidal, passearmos na baixa e lanchar na Nacional, comprar lãs na Brancal, ir de propósito à Pollux à procura de algo específico, independentemente de termos a mesma coisa perto de casa ou ter que ir religiosamente todos os anos à feira do livro e subir e descer o Parque Eduardo VII várias vezes, mesmo que não exista nenhum livro para comprar (o que não acontece seguramente) e ter que comer um gelado sentada na relva e no fim uma fartura, mesmo que não tenha fome. 

O mês de dezembro iniciava-se com as iluminações de Natal. Era uma alegria sair depois do jantar para passear na baixa, ver a iluminação e ficar literalmente com o nariz encostado à montra dos brinquedos dos Armazéns do Chiado e do Grandela. A juntar a tudo isto, logo de manhã começava toda a aventura do presépio e da árvore de Natal: apanhar o musgo, desembrulhar todas as figuras, fazer montes e vales, rios e lagos em cima de uma cómoda e preparar as fitas, bolas e luzes da árvore. 

Hoje não vamos apanhar musgo, a árvore é mais pequena e moderna, o presépio é muito mais simples mas, a 1 de dezembro impreterivelmente a árvore é feita, a decoração de Natal é colocada pela casa e o presépio sai da caixa até ao dia 6 de janeiro. Como não podia faltar, na primeira oportunidade, lá vamos ver a iluminação de Natal e posso garantir que cada um à sua maneira, vive este momento de uma forma muito especial como se o Natal não fosse o mesmo se não se cumprisse esta tradição.


Pastel de Nata e leite com chocolate no Martinho da Arcada

A noite a cair em Lisboa. Esta cidade é realmente linda em qualquer altura do dia